Publicado por: Raphael Godoy | 30 agosto , 2012

Pessoas e Idéias

Já faz um tempo postei algo no facebook dizendo algo do tipo “Não tenho nada contra quem diz que picolé de xuxu é gostoso. Mas eu não gosto”, fiz isto para deixar claro que não aprovava o gosto, mas não tinha nada contra a pessoa que gosta de picolé de xuxu. Porém, é difícil a pessoa que gosta de picolé de xuxu entender que é apenas a MINHA OPINIÃO, então ela acredita que a MINHA OPINIÃO é um ataque pessoal, quando na verdade não é.

Então fica o questionamento, até quando uma opinião a respeito de alguma coisa que foi dita ou escrita, é um debate de idéias e quando ela começa a se transformar em algo pessoal? Creio que é impossível discutir idéias sem esbarrar na imagem do próprio autor. Aquele que não tem a capacidade de ouvir comentários opostos a seu interesse e até críticas a seu posicionamento, não deveria expor seus pensamentos. Melhor seria que os guardasse para si, ou compartilhasse apenas com quem pensa da mesma forma.

Algumas pessoas, escrevem e dão a cara a tapa, recebem as críticas, se defendem como podem e até mesmo contra-atacam em um debate sem fim. Outras no entanto, se usam de artifícios mais covardes, como processos judiciais, intimidação e até mesmo a censura para que sua verdade preveleça. Exemplo disto são os governos ditatoriais e a santa inquisição.

Mas a culpa não é nossa, a culpa é das nossas leis que ainda estabelecem uma ditadura velada que permitem que Jornalistas sejam processados por observar o fato e reportá-los, ou até mesmo comentá-los. Processos por danos morais, calúnia, difamação, demissões e uma pá de outras punições que se fazem presente nas constantes ameaças de quem se sentiu ofendido de alguma forma.

Já tive muito problema por não saber ouvir críticas negativas ao que falo e a forma como eu me porto, por isto permanecia calado e com as idéias trancadas na minha cabeça ou em páginas de cadernos velhos. Hoje, não mais, sei exatamente quem eu sou e não preciso que me digam que sou “brilhante” e nem me ofendo se me chamam de “idiota”. Por isto, me exponho. Quem não pensa desta forma, ou seja, quer estar sempre certo ou não admite críticas, simplesmente, não deveria participar deste jogo.

Deixe um comentário

Categorias

