Publicado por: Raphael Godoy | 17 maio , 2010

PAIS E MÃES DE ALUNOS DE JOÃO MONLEVADE APOIAM A GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS DE MINAS GERAIS:

Acabo de receber isto por e-mail de uma das professoras que estão a frente do movimento grevista em João Monlevade.

“Nós, pais de alunos de escolas estaduais de João Monlevade, reconhecemos que a qualidade da educação pública está péssima, falta professores capacitados, o conteúdo não é compatível com os exames exigidos nas provas de vestibular e no ENEM.

A educação pública não é gratuita, nem é um favor, e nem uma caridade. Ela é paga com nossos impostos.
Entretanto, a sociedade parece ignorar esses fatos, pois não reclama da péssima qualidade da educação que lhes é entregue.
A maioria dos professores dá o sangue para a escola, respeitam a sua profissão, mesmo não sendo respeitados pelo sistema e pela sociedade.

Somente quando fazem greve, as autoridades e a população lembram-se da sua existência e da importância dos professores. É neste momento que a sociedade se lembra que o trabalho da categoria é importante.

Se a educação caiu até chegar a esse ponto, a nós somos os principais responsáveis, porque nunca vimos um pai ou mãe de aluno protestando e exigindo das autoridades uma melhoria de um serviço que é pago com seus impostos. Ninguém nunca protestou contra promoção automática, mesmo sabendo que seu filho não está apto a ser promovido para a série seguinte. Nós, pais de alunos e toda a sociedade, sempre nos calamos.

Os professores reclamaram, mas os governantes não deram atenção, pois eles se esqueceram que não dependem só do voto dos professores para se elegerem, mas também do nosso voto. Do voto de alunos maiores de 16 anos de idade, dos pais e do povo em geral.

Mas se nós – povo – nos organizássemos, fazendo passeatas, cobrando dos administradores – vereadores, deputados, prefeitos, governadores, senadores e presidentes – representantes eleitos pelos nossos seus votos, a educação pública teria qualidade.

Mesmo no tempo da ditadura, a sociedade exercia a sua cidadania, ia para as ruas, cobrava as autoridades, lutava e defendia os seus direitos. A educação não era perfeita, mas era bem melhor do que a que atualmente é ministrada.

Serviço público de qualidade é direito, pois pagamos por eles através dos impostos, portanto é nosso dever, cobrar qualidade, como também exigir dos nossos representantes o cumprimento de suas funções, afinal os elegemos para ADMINISTRAR os bens públicos.

A sociedade se sente indignada, mas não protesta quando os parlamentares aumentam os seus salários ou desviam verba Pública. Cabisbaixa a população se cala, finge que não vê, se esquece que é o seu dinheiro que está roubado pelos seus representantes.

Se queremos ver os professores de nossos filhos dentro de sala, temos que lutar, cobrar uma educação de qualidade do governo.

A partir do momento que a educação for valorizada e conduzida da forma que deve ser, o salário do professor será digno, as escolas terão recursos e os estudantes das escolas públicas – nossos filhos, terão acesso às universidades públicas.

Devemos valorizar o dinheiro dos nossos impostos, exigindo uma educação de qualidade.

PARABÉNS PROFESSORES – ensine-nos o que é dignidade, e a fazer valer nossos direitos.

Assinado :

Povo Digno Que Vota.

Anúncios

Responses

  1. Muito legal saber que pais nos respeitam e apoiam nossa reinvidicação….
    Sou professora de Língua Portuguesa e sofro a mais de 5 anos com essa nossa educação…
    Somos pagos pra educar filhos de pais que não estão nem ai com os seus próprios filhos…

    Claudirene

  2. Mais legal ainda seria se os professores respeitassem e aceitassem a vontade dos alunos de voltar às aulas logo para não perderem o ano letivo e não terem maiores complicações no futuro. Deve haver outras maneiras de se conseguir o que quer sem que isto prejudique os alunos. 45 dias de greve é muito tempo!

  3. estoou doida pra voltar as aulas , não aguento mais ficar sem !
    aainda pq vamos perder oo anoo letivoo :S

    aluna .

  4. Acho um abisurdo o que vem acontecendo. Por favor vamos voltar as aulas.

  5. Pois é… Na hora de pedirem voto, eles vêm até a nossa casa, tomam café e tentam nos convencer de que vão melhorar a cidade. Mas como se melhora uma cidade sendo que não melhoram a educação dos alunos em uma escola,e também não melhoram a qualidade de ensino? Na minha opinião, não só os pais e professores deveriam protestar, os próprios alunos deveriam questionar e exigir uma melhor qualidade de ensino para todos!

  6. Pois é: Parece que professores não sabem de seus direitos. O assunto já está em instância e será julgado, caso os professores “vençam” esta batalha, todos os direitos serão pagos visto que é retroativo. Aí eu vos pergunto: SERÁ QUE ENQUANTO ISSO, VOCÊS QUE SÃO PAGOS COM O “NOSSO” DINHEIRO NÃO PODEM VOLTAR PARA A SALA DE AULA E FAZEREM AQUILO QUE SE PROPUSERAM QUANDO FORMARAM? AFINAL QUEM ESCOLHEU SER PROFESSORES FORAM VOCÊS, REINVIDIQUEM SIM, MAS SEM PREJUDICAR OS ALUNOS. E SE EXISTE LEI PARA VOCÊS, EXISTE LEI PARA O ALUNO QUE DEVE ESTAR LÁ DENTRO DA ESCOLA. ESTA GREVE JÁ VIROU MOTIVO POLÍTICO….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: