Publicado por: Raphael Godoy | 29 outubro , 2008

let´s talk about soccer

Vi ontem no site da globo: Maradona será o novo técnico da Argentina. O que me faz pensar que nossos hermanos são um pouco mais espertos do que nós. Nós temos o dunga, capitão do tetra, jogador de raça, fibra, uma coisa maravilhosa. Eles tem o Maradona, o grande craque argentino, o Deus deles lá, o cara já virou religião que faz casamento e tudo, a Igreja Maradoniana (duvida? Vai no google).

Mas por que digo isto? Muito simples. A Argentina brilhou nas olimpíadas, meteu 3 a 0 num Brasil fraco e apático. Foi aquele furor aqui do lado. Já estavam até falando em ganhar Copa do Mundo e tudo mais. Mas, o fato é que se nós brasileiros já choramos pelo Brasil estar em segundo colocado nas Eliminatórias para a Copa, imaginem os argentinos que ainda estão atrás da gente? Vale lembrar também, que há tempos que nossa seleção principal bate na argentina fácil.

Diante disto, o que fizeram? Mandaram Alfio Basile embora. Assim como fizeram com o Parreira aqui. Ficou aquele vácuo, quem vai ser o novo treinador? No Brasil tínhamos grandes nomes como Biro-Biro, Muricy Ramalho e Wanderley Luxemburgo. Assim como também tinha na Argentina, exemplo: o Sérgio Batista, treinador da seleção olímpica, e aqueles outros que já estão cansados de passar pela seleção de lá.

No Brasil escolhemos o Dunga, pela imagem que ele deixou de 1994, um capitão guerreiro, brigador, que levava a seleção na raça, cobrava, gritava, gesticulava, chamava atenção, era a personificação do Parreira dentro de campo. Então pensaram: reclamaram tanto da apatia do Parreira na copa de 2006, vamos colocar o Dunga, pela imagem que o Brasil tem dele. Então alguém levantou: Mas ele nunca treinou nada. E daí, pelo menos o Dunga com aquele jeito dele vai mostrar pro Brasil inteiro que ele pelo menos está tentando. Ledo engano, foi o Dunga sair das 4 linhas e sentar no banco que baixou o Parreira nele. Quieto, sem gesticular muito, sem saber o que está fazendo, convocar novos craques nomes só por convocar (alguém lembra do Afonso Alves?), totalmente despreparado e o pior nem sequer mostrou toda aquela raça que se esperava dele. 12 anos mudam as pessoas, e o velho Dunga do tetra já não é mais o mesmo. E a idéia de se ter um treinador blindado às criticas do povo caiu por terra.

Lá na argentina fizeram diferente. Por saber da limitação técnica de alguns jogadores (tirando Messi, Aguero e Riquelme), a seleção de lá está passando por uma fase de renovação, que já estava anunciada desde a Copa América, quando a maioria dos jogadores do lado de lá já haviam passado dos 30 anos. Renovação sempre é sinal de queda de rendimento, o time troca muitas peças, as características da seleção mudam muito e com isso o jeito da seleção jogar também tem que mudar. Então qualquer treinador que passasse por lá seria criticado. Mas o Maradona não. Não é pelo jeito dele, não é pelo que ele já fez. É simplesmente por ele ser ele, por ser o Maradona. Ele pode perder todos os jogos que a imagem dele não sofrerá nenhum arranhão e quando ele explicar porque o time perdeu, todos dirão amém. Afinal, é Maradona, o Deus do Futebol falando.

Por isso acho que os Argentinos foram mais espertos do que a gente. Nós, que também estamos passando por essa fase de renovação, lançar novos ídolos, a procura de novos zicos, pelés, garrinchas, dadás maravilha e por aí vai, escolhemos como treinador uma pessoa que era aceito nacionalmente por causa do seu comportamento, mas que não era uma unanimidade pelos tantos outros questionamentos. No entanto, Maradona não, Maradona é uma unanimidade, onde tem Maradona na Argentina é sinal de sucesso certo. Pode até não funcionar na linguagem do futebol. Mas do ponto de vista da imagem da seleção, foi a blindagem perfeita.

Anúncios

Responses

  1. Ola mocinho!

    Bem eu não entendo muito de futebol, mas torço para a Portuguesa. É tudo o que posoo dizer sobre futebol. Não faria o Dunga, acho ele meio “queixada” sabe? Mas em todo caso tb não faria o Maradona.

    Vou vir sempre q tiver alguma coisa pra comentar, mas torço para que não seja futebol, ou vou ter de fazer comments sobre o que acho temdemmsya para os uniformes em 2009!

    BRID

  2. Gostei da dica. Próximo artigo será: O que usar na moda esportiva em 2009!
    Aceito consultorias! 😀


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: