Publicado por: Raphael Godoy | 28 outubro , 2008

mccain x obama: só muda a lata

Bem amigos – que coisa mais galvãobuenista – quero falar sobre uma coisa que não é nada legal porque pode acabar com a ilusão de muitos brasileiros, e cá entre nós, quer gente que goste de uma ilusão igual o brasileiro? Mas, não é disto que quero falar agora, isto pode esperar um pouco. Eu quero falar é sobre as eleições presidenciais lá dos States.

Como sabemos lá as eleições são polarizadas em Obama e McCain, e se dependesse do mundo, o Lewis Hamilton Barack Obama, já estava eleito com a grande maioria dos votos graças ao ódio e repulsa que o mundo sente por George W. Bush. Seria lindo, um presidente norte-americano, afrodescendente, jogando por terra a imagem preconceituosa que o mundo tem dos Estados Unidos. Um presidente que, devido ao partido, retomaria um pouco das características de Clinton governar (lembro-me mais deste tentando fazer acordos de paz do que jogando bomba na cabeça dos outros). E aquele blá-blá-blá todo que os comentaristas políticos adoram. 

Mas uma coisa é certa, sabe o que isto vai mudar para nós brasileiros? NADA. E pro resto do mundo? NADA. E pro povo Norte-Americano? Alguma coisa, mas ainda assim bem próximo do NOTHING. Mas por que? Por um motivo muito simples, ora bolas. Assim como no Brasil, não existe muito dessa coisa de ideologia partidária não. Quem manda mesmo é quem tem dinheiro, quem investe pesado na campanha. Ou você acha que faixas, cartazes e todo aquele carnaval que a gente vê na TV saem de graça?

Veja bem algumas empresas que bancam a campanha de McCain e Obama. Será que estas empresas apóiam um ou outro só porque são boazinhas e querem melhorar o mundo? NÃO! Eles estão de olho é no que eles podem ganhar com isto.

McCain:

Merrill Lynch –banco norte-americano de investimento e provedor de outros serviços financeiros.

Citigroup – ramo de serviços financeiros do mundo

Goldman Sachs – um dos maiores bancos de investimento do mundo

UBS- uma empresa de serviços financeiros

X

Obama:

Goldman Sachs – um dos maiores bancos de investimento do mundo

UBS- uma empresa de serviços financeiros

Google – Dispensa comentários

JP Morgan Chase – firma líder mundial em serviços financeiros e uma das maiores instituições bancárias dos Estados Unidos da América

Fonte: CNN

Ainda ressalto, que algumas empresas a mais que não estão citadas aí em cima, tem o descaramento de fazer doações para os dois lados. Como ocorre bem aí em cima, vide Goldman Sachs  e UBS que fizeram doações pros dois lados, ou seja, quem ganhar, independente de quem seja, vai ter que fazer algo por elas. Outra coisas, repararam alguma coisa em comum entre as empresas? Tirando o google, são todas instituições financeiras. Estranho não?

Por falar em banco, o mundo financeiro ta quebrado e esta crise financeira que vemos agora já estava anunciada faz tempos, e não foi a primeira e com certeza não será a última. Este tipo de crise, como aconteceu há uns 80 anos, é conseqüência de um sistema monetário onde um país gera mais dinheiro através de dividas, ou seja, do nada. Vide aquelas aulas de economia pé-no-saco que você teve na faculdade.

Ou seja, o FED (Banco Central de lá) empresta dinheiro pro governo e o governo assina uma promissória, só que para emprestar o FED precisa fazer com que o dinheiro exista. Enfim, é uma bagunça tão grande que eu consegui entender mas não consigo explicar. O importante é que no final das contas, essas promissórias ficam lá esperando alguém pagar e ninguém nunca paga, e por isso os bancos começam a quebrar. No fundo, o que eu acho, é que os banqueiros morrem de medo do FED fechar de novo, como foi feito lá em 1800 e borduadas e, a partir daí, eles não contarem com dinheiro público para emprestar mais dinheiro pro povo burro que afunda em dividas e assim ter uma nação inteira trabalhando para pagar uma dívida que não favoreceu em nada o país.

Mas o que vai acontecer quando as eleições acabarem? De imediato não muita coisa, mas a médio prazo o poder vai ser trocado de uma multinacional para outra. Obama e McCain só estão lá para defender o interesse destes grupos. Então cidadãos brasileiros (que mal conseguem eleger bons representantes para seu povo) parem de se preocupar e especular quem ganha, quem está na frente. Porque uma coisa é certa, enquanto as grandes empresas e instituições estiverem lucrando com o processo, as coisas não mudarão. E quem sofre no final das contas, é você, bobão e babão, que fica sentado na frente da TV e quando resolve sair de casa, já aumentou o preço do pão, da gasolina e de um monte de coisa por causa de uma dívida que você não tem nada a ver com ela.

Se escrevi muita bobagem me desculpe, ainda estou pegando o jeito de fazer o que muita gente já faz: Falar com propriedade sobre alguma coisa que não sabe bem o que é. No entanto, há embasamento para tudo isto aí em cima. Não entendeu? Veja Zeitgeist Addendum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: