Publicado por: Raphael Godoy | 28 outubro , 2008

crise? aonde? aqui não né kassab?

De acordo com o prefeito re-eleito de São Paulo, Gilberto Bonequinho Kassab, “a crise não chegou a São Paulo, as receitas não diminuíram” (Estado de Minas, 28/10/2008). Quero ver ele explicar isso pro Flávio Augusto, engraxate lá na Bovespa (Matéria publicada no site da Revista Época.)

É evidente que Kassab nesta entrevista fala dos grandes negócios realizados pelas grandes empresas e pela receita da prefeitura, é claro. Mas Kassab se esquece que uma cidade é feita de pessoas, pessoas que precisam trabalhar, para poder garantir suas necessidades básicas. Como é o caso de Flávio Augusto e de outros milhões de paulistanos (ou seria paulistas?).

Na matéria da revista época que você pode ver aqui, Flávio Augusto fala de como a crise afeta diretamente sua vida. Mas, vamos aos números: de acordo com o engraxate, antes desta crise ele engraxava cerca de 30 pares de sapato por dia, a cinco reais cada, o que dá aí: 150 reais por dia, mais uma gorjeta de cinco reais uma vez ou outra, digamos que aí dê uns 170 reais. Em uma semana,trabalhando de segunda a sexta apenas, ele faturaria 850 reais, em um mês (considerando 4 semanas), 3,4 mil reais (em média, pode ser mais ou menos que isto).

Agora vamos considerar os dados que ele passou, contando como está durante a crise. Os clientes sumiram, de 30, caiu para 20 e as gorjetas que giravam em torno de cinco reais caiu para dois. Então, nós temos 100 reais por dia, mais as gorjetas, coloquemos aí uns 15 reais, vai dar 115 reais por dia. Em uma semana que ele recebia 850 reais ele passa a receber 575 reais. E no mês a sua renda vai cair de 3,4 mil para 2,3 mil reais. Uma queda de aproximadamente 33% da renda de um único cidadão. E o bonequinho Prefeito Kassab, tem a cara de pau de dizer que a crise ainda não afetou São Paulo.

Meu filho, a crise está aí, não tem pra onde correr e nem se esconder. Aqui cabe um conselho que vi num dos filmes Rocky:

Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha. – Rocky Balboa

Enquanto isso na Kassabiland tudo está perfeito, o dólar não aumentou, os produtos importados não estão mais caros, o real não desvalorizou e papi noel não vai ter como entregar presentes este ano porque as renas estão morrendo – Opa, essa parte é verdade, o Estado de Minas falou isso das renas outro dia mesmo.

Nota do autor: 3,4 mil reais engraxando sapato!?!? Isto é mais do que eu ganho com três meses de trabalho e olha que eu tenho curso superior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: